Com o período chuvoso, temos que redobrar nossa atenção com água parada que pode ser um criadouro do mosquito aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito transmite diversas doenças, como a febre amarela, que está na mídia por alguns casos no Brasil.
Precisamos lembrar que a vacinação contra a febre amarela é única, uma dose protege a vida toda. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido administrada há mais de 10 anos.
Em 2015, Alexânia realizou uma campanha de vacinação para toda população, no momento, não estamos em campanha ou em zona de risco. Se você ainda não é vacinado, procure um posto de saúde mais próximo para tomar a dose.
Veja as recomendações do Ministério da Saúde para quem deve tomar as vacinas:
- Quem pode tomar a vacina da febre amarela? A vacina está indicada para todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação.
- Quantas doses são necessárias para garantir proteção? UMA dose protege a vida toda, segundo os estudos mais recentes. Por isso, quem já tomou pelo menos UMA dose da vacina na vida NÃO precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos.
- Recebi um certificado de vacina contra a febre amarela para viajar e lá consta que devo fazer uma dose de reforço depois de 10 anos. Isso está valendo? NÃO. Não está valendo mais. Esta era a orientação antiga que foi atualmente reformulada. As autoridades de saúde reconheceram que apenas UMA dose é suficiente para garantir proteção.