Dentre as secretarias com maiores demandas da administração municipal, está a secretaria de Saúde, sendo uma das mais importantes para a população alexaniense.
Em entrevista, o secretário de saúde, Rafael Gonçalves, destacou suas principais ações e medidas no primeiro semestre à frente do cargo.
Logo de imediato ele nos conta como desde o início de seus trabalhos, ele se deparava com uma vasta gama de problemas institucionais, burocráticos e estruturais (falta de informatização, licitações, cotações de preço, prazos e etc.), salientando também o alto investimento municipal e a baixa arrecadação do Hospital.
Falta de capacitação profissional, não cumprimento de carga horária, e equipamentos sucateados também faziam parte desta pesarosa realidade. Segundo o secretário, alguns problemas estruturais fizeram com que o atendimento estivesse engessado e dado sem dinamismo algum. Motivos estes que fizeram imediatamente necessário primeiramente “organizar a casa”.
Sendo assim, uma das principais políticas adotadas pelo secretário é a intensificação do trabalho realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), locais em que se priorizam o atendimento prévio e acompanhamento através de cadastro e históricos, no auxílio à prevenção de doenças e encaminhamento para exames específicos, refletindo no aumento de atendimentos e ao mesmo o “desafogamento” e uso saturado do Hospital Municipal. O secretário destacou que nesse sentido, como todos os outros, o prefeito Allysson tem dado toda atenção e importância nos planejamentos que a secretaria merece.
Já sobre a otimização dos recursos e o maior quadro efetivo de médicos gerais e especialistas (psiquiatras, ginecologista, urologista) com menos do que se gastava, “devemos contemplar o “fazer mais com menos”.” salienta o secretário sobre suas estratégias de gestão.
Alguns outros feitos importantes são:
- Capacitação de funcionários e agentes de saúde:
Os agentes de saúde municipais estão continuamente em processo de educação continuada, o objetivo é preparar os funcionários para que atendam o munícipe corretamente e com mais dinamismo.
- Retomada de obras:
Como já citado, o trabalho fica pautado pelo atendimento dinâmico, considerando, setores, mobilidade e principalmente conforto e acompanhamento pelo histórico de pacientes. Por isso que de maneira exitosa as UBS 4/7 e 2 estão indo a todo vapor, o ideal é que futuramente se tenha condições de atender todos os setores.
- NASF e SAD:
* NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da família): É uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, e de Atenção Básica para populações específicas. Contando hoje com assistente social, nutricionista, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e farmacêutico.
* SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar): Consiste em assistência oferecida na residência do paciente, proporcionando a garantia de continuidade dos cuidados à saúde. Podendo ser oferecido aos pacientes com condições ou necessidade de concluir o tratamento em domicílio, conforme diagnóstico médico.
- Abertura e funcionamento da Academia da Saúde:
O Funcionamento seguido de reconhecimento e aceitação popular, da academia da saúde prevê maior qualidade de vida aos públicos de Idosos, Hipertensos, Diabéticos e gestantes. Porém a academia é aberta a todos os munícipes.
Para finalizar, o secretário Rafael comenta um pouco sobre os projetos futuros, como aquisição de novos especialistas (Ortopedistas, Cardiologistas e Pediatras), uma equipe consistente de saúde Bucal, implementação do sistema de classificação de risco para pacientes, com o uso de pulseiras para tratamento dinâmico e mais assistido, dentre outros. “Muito já foi feito, mesmo considerando a bagunça com que nos deparamos e o pouco recurso, sendo assim começamos a nos projetar para uma fase ainda mais consistente, a população pode se alegrar, pois muito já foi feito e muito mais anda há por vir”, afirma Rafael.