Secretaria de Finanças fala sobre a sua Pasta e a conquista dos serviços do INCRA para Alexânia - Legislação extensa, dificuldades no setor de fiscalização, necessidade de maior efetivo, decibilimetros e computadores estragados, débitos herdados, entre alguns outros pesares. Todas estas questões faziam parte da realidade da pasta, a qual foi designada a secretaria de finanças, orçamento planejamento e administração, Eloiza Souza soares.
Com demanda extensa, e sendo eixo central de todo serviço público executivo, a pasta compreende todo teor financeiro municipal. Sendo assim, ajustar a secretaria a realidade e a cara da nova gestão, não foi nem tem sido fácil, porem em vista do já presenciado, é notória a evolução !
“Face aos problemas administrativos, fizeram-se necessários algumas estratégias entre a reposição das finanças e questões usuais do trabalho até a inadimplência popular, em relação a arrecadação municipal. Não sei ao que se devia tamanha inadimplência, talvez o fato de alguma resistencia da população em tributar o governo passado. Porem se tratando da obrigação e civismo por parte também dos munícipes, a retomada desse sentimento de confiabilidade foi e ainda tem sido, um fator digamos... “complicado”, porem hoje mesmo com algumas dificuldades, nos encontramos caminhando para outro cenário”. Ainda nessa questão... para melhor controle e condições de trabalho, a secretaria ira realizar a implantação do sistema CADIN, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público , que trata-se de um banco de dados que registra pessoas físicas e jurídicas que tenham dívidas com município, será brevemente incorporado ao manejo da tributação municipal. Claro não podemos esquecer do corpo efetivo ao qual foram submetidos a capacitações a quais muitos afirmaram nunca terem, ou a mais de 20 anos, dentre vigias e outros.
E no tocante aos vigias e servidores, agora respeitosamente munidos de crachás , camisetas, e especialmente especializações que é claro agregam dignidade no trabalho e por ventura culminou em uma melhoria notória na satisfação e no modo de trabalho.
Porem o ponto alto a se considerar será a futura implantação de serviços vinculados ao INCRA (O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que é uma autarquia federal cuja missão prioritária é executar o ordenamento fundiário nacional. Visando atender com praticidade e facilidade as necessidades de nossos produtores rurais eliminando a necessidade de deslocamento para cidades vizinhas. Serão muitas famílias beneficiadas com os seguintes serviços: emissão da Declaração de Aptidão (DAP), Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), aplicação, acompanhamento e supervisão do Crédito, etc...
“Nosso objetivo é agir com retidão, e colher o que de bom prover disso!” disse Eloiza.