Conceituar o papel dos pais e escolas na formação de uma criança é quase impossível. Tornaram-se hoje grandes fontes de problemas.
O princípio da educação realmente vem de berço. Em um local onde o objetivo de todos é o bem-estar, respeito e crescimento saudável em todas as áreas para todos os membros da família, tais problemas são menores ou até inexistentes. A criança cresce sabendo seu lugar como filho, respeitando os pais e outros adultos, pois vê o mesmo respeito de seus próprios pais às outras pessoas. Ao começar a frequentar a escola ela respeitará o professor e as regras impostas, mesmo que sofra punições por isso. Afinal, também há regras em sua própria casa que precisam ser respeitadas.
Para que o filho tenha uma boa relação, os pais precisam estar atentos ao relacionamento do filho com professores, alunos e funcionários, pois a convivência neste ambiente pode ser bem diferente do que é ensinado em casa. Perceber alterações no humor da criança pode ser um indicativo de que algo não está tão bem quanto deveria. Ao perceber mudanças comportamentais nos filhos fica muito mais fácil ajudar a resolver reveses ou desavenças.
Quando a escola não recebe um indivíduo preparado, inconformada com o que tem recebido das famílias se põe no papel de responsável em educar e ensinar o pedagógico e, em inúmeras vezes, perde seu principal foco: a formação pedagógica desse indivíduo.
Para evitar a acusação de não ter educado seu filho em casa e, para que a escola consiga desenvolver seu trabalho de forma eficiente, tente seguir as orientações abaixo:
- Deveres dos pais
- Demonstrar respeito aos mais velhos e autoridades na frente dos filhos bem como na ausência deles;
- Comparecer às reuniões escolares e atividades. Dirigir-se aos professores, direção e funcionários sempre com respeito;
- Perguntar ao filho como foi a escola, o que aprendeu, quais atividades foram executadas; olhar os cadernos e realmente se interessar por seu relato;
- Concordar com as atividades e atitudes do professor ou as regras da escola mesmo que as crianças não aceitem. São vários alunos e seu filho pode ser influenciado pelos outros e se rebelar;
- Jamais criticar o professor, funcionários ou as regras da escola. Caso não concorde com algo, tente resolver pessoalmente. Se ainda assim não obtiver o resultado esperado, melhor trocar de escola;
- Escolas particulares ensinam alunos. Eles não são clientes. É necessário lembrar-se disso para não exigir notas em troca do valor pago. Muitos alunos universitários têm pleiteado a graduação acadêmica sem esforço. E essa atitude pode vir de sua educação no período escolar enquanto os pais direcionavam sua vida;
- Sempre usar o bom senso e equilíbrio. Se o dia está ruim e não for o momento adequado para tomar decisões, adie. Pese os dois lados. Nem sempre seu filho estará com a razão.
- Deveres da escola
- Proporcionar condições para o crescimento integral da criança, cujo eixo de orientação e aprendizagem seja seu desenvolvimento;
- Estimular o aluno na busca de novos processos de espirito investigador, visando sua formação;
- Passar uma visão panorâmica do mundo para seus alunos, e onde ela está inserida, para que eles tenham consciência de como é viver em sociedade;
- Favorecer a formação de cidadãos conscientes e atuantes e possibilitar o desenvolvimento da capacidade de pensar, raciocinar, descobrir e resolver problemas de forma conjunta;
- Incentivar o desenvolvimento de diversas da criança e aguçar os sentidos para aprendizagem;
- Oferecer espaço e ambiente adequado para o melhor aproveitamento do ensino para a criança.
Ao educar uma criança com respeito e regras em casa e na escola, a criança estará apta para uma sociedade melhor.
Aprenderá conviver em sociedade, respeitando espaço e direito dos outros indivíduos, e também a cobrar respeito pelo seu espaço.
Nas próprias palavras do pedagogo e filósofo Paulo Freire: "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.